Cursos e Eventos Grátis. Inscreva-se no nosso canal do Whats App para nunca perder a oportunidade de participar.

EU QUERO CONHECER OS CURSOS

Os Cinco Sabores da MTC

Escrito por Maria Rita Hurpia da Rocha

Os Sabores na Medicina Tradicional Chinesa são conceitos arraigados na Cultura da China. E esses conhecimentos são mais que ferramentas de diagnóstico e de tratamento objetivando: são um modo de vida para manutenção do bem-estar, além de tratamentos de doenças.

Tópicos

Relação entre Órgãos e Alimentação
Teoria Zang Fu: Órgãos (Yin) e Vísceras (Yang)
Poder dos Órgãos
Curso EAD de Alimentos e Dietoterapia segundo a MTC
Os sabores e os Alimentos
Considerações sobre MTC
Quer estudar sobre Os Cinco Sabores?
Sabores e Fitoterapia Chinesa
Saiba mais sobre Os Cinco Sabores da MTC

Relação entre Órgãos e Alimentação

Azedo, amargo, doce, picante e salgado compõem os Cinco Sabores da MTC (Medicina Tradicional Chinesa). Por isso, os Órgãos Zang Fu estão relacionados à Alimentação. Estas associações com os Órgãos e Vísceras, seguem a Teoria dos Cinco Elementos, e, por isso, deve-se ingerir alimentos de todos os grupos objetivando o equilíbrio, a saúde e o tratamento de doenças. Exemplos:

Exemplos de Alimentação segundo a MTC

Abacaxi

Nutre, refresca, mata a sede, ajuda a digestão; bom em caso de diarréia; indicado para tratar falta de apetite, oligúria, edema, insônia e insolação.

Abóbora

Reforça o yang e o aquecedor médio; em sopa é desintoxicante; coadjuvante no tratamento da asma brônquica.

Alface

Permeabiliza os meridianos, refresca e acalma; promove a secreção de leite e é diurético; em excesso prejudica a visão e provoca dores oculares.

Arroz

Regulariza o aquecedor médio, reforça o baço, harmoniza e reduz a sede. Em sopa ou papa, é revitalizante e diurético.

Banana

Cozida em banho-maria trata as hemorróidas; seca, refresca os músculos; madura, umedece pulmões e intestinos e favorece as cicatrizações; é útil em caso de fezes ressecadas; ajuda no tratamento da sede e do alcoolismo.

Café

É estimulante, tônico do coração, diurético; chá (fervido) de grãos de café torrados alivia bronquite, enfisema e outros problemas pulmonares.

Carne de Galinha

Ativa o aquecedor médio, reforça o princípio vital, favorece o Qi (Chi) e gera medula; reduz o edema, a diarréia, a micção frequente, o sangramento e a descarga vaginal, aumenta o leite e fortalece a mulher que recém deu a luz. Deve ser preparada sem a pele.

Carne Vermelha

É muito fortificante do Qi (Chi) e do sangue, mas deve ser consumida em pequenas quantidades, de preferência em caldos longamente fervidos. Sua digestão é difícil; o excesso produz umidade no baço, contribui para a formação de muco e satura o fígado e a vesícula de resíduos metabólicos. As estações mais apropriadas para consumir carne são o outono e o inverno, quando precisamos nos fortalecer.

Feijões

Em geral, têm um efeito positivo sobre os rins e os órgãos sexuais e absorvem a umidade. Não são aconselháveis para pessoas muito magras. É importante ficarem de molho na véspera e serem temperados com sementes tipo cominho e coentro, cuja natureza morna compensa a natureza quase sempre neutra ou fria dos feijões. Os grandes, como feijão-manteiga, feijão branco e outros, são menos indicados.

Ovos de Galinha

Nutre o yin e o sangue; umedece a secura; útil no tratamento de tosse, conjuntivite, dor de garganta, diarréia e queimaduras; ajuda a segurar o feto no útero.

Tópicos ^

Teoria Zang Fu: Órgãos (Yin) e Vísceras (Yang)

Yin: Fígado, Coração, Baço, Pulmão e Rim.
Yang: Vesícula Biliar, Intestino Delgado, Estômago, Intestino Grosso e Bexiga.

Pós-graduação em Acupuntura ITIO

Tópicos ^

Poder dos Órgãos

Como mar de convergência da nutrição, o estômago exerce um papel bastante importante na MTC: pois recebe os alimentos, participa do processo digestivo, e, após digeridos, dirigem-se ao órgão que os preferem.

O sabor ácido vai para o Fígado, o amargo entra primeiro no Coração, o doce encaminha-se para o Baço, o picante vai para o Pulmão e o salgado para os Rins. Assim, o recebimento de cada sabor tonifica seu órgão associado, o qual, quando alimentado de forma saudável, mantêm o equilíbrio e a saúde do indivíduo.

Esse equilíbrio se estabelece com a circulação de Energia entre os diversos órgãos Yin e Yang, segundo a Lei da Geração e a Lei da Dominância. Porém, quando um sabor é ingerido em excesso ou em pouca quantidade, provoca desequilíbrio, o qual é patológico e regido pela relação de Contra Dominância.

Respeitando as leis de Geração e de Dominância, seguem as contraindicações entre o órgão em desequilíbrio e o sabor contraindicados:

Fígado em desequilíbrio: evitar alimentos picantes
Coração em desequilíbrio: evitar alimentos salgados
Baço em desequilíbrio: evitar alimentos ácidos
Rim em desequilíbrio: evitar doces
Pulmão em desequilíbrio: evitar alimentos amargos

Além de associados aos órgãos, os sabores também se relacionam aos alimentos, como: cereais, frutas, carne de animais e entre outros, os quais devem ser ingeridos para o fortalecimento de órgãos enfraquecidos.

Curso EAD de Dietoterapia Chinesa

Tópicos ^

Curso EAD de Alimentos e Dietoterapia segundo a MTC

No Curso EAD de Alimentos e Dietoterapia Chinesa do ITIO é estudado:

➣ Teoria dos Cinco Elementos,
➣ Princípio Yin Yang,
➣ Síndromes da MTC e
➣ Teoria Zang Fu.

Pois, com esse conhecimento, a pessoa poderá fazer diagnósticos segundo a MTC e buscar a melhora das doenças com Alimentação e Dietoterapia segundo a MTC.

Tópicos ^

Os sabores e os Alimentos

Picantes: milho, hortelã, alecrim, pimenta, gengibre, alho, cravo e canela.
Salgados: soja, castanhas, sementes de abóbora e girassol, algas, aveia e sal.
Ácidos: gergelim, ameixa, pimenta, carambola, coalhada, vinagre e conservas.
Doces: arroz, carne bovina, abóbora, amêndoa, inhame, feijão e mamão.
Amargos: trigo, café, cacau, rúcula, carqueja, chá verde e alho-poró.

Medicina Chinesa - Massoterapia Oriental

A partir da relação entre sabores, alimentos e órgãos, pode-se concluir que, para fortalecer e tonificar um órgão, deve-se consumir alimentos associados. Por exemplo, para tonificar o Baço, deve-se consumir preferencialmente arroz, abóbora, carne bovina, amêndoas e inhame.

Contudo, quando o órgão estiver em excesso, como resultado de uma relação de Contra Dominância, o órgão “avô” – que está enfraquecido – deverá receber o sabor que o tonifica, objetivando seu equilíbrio com o “neto”. Por exemplo: com o Fígado em excesso, seu “avô”, Pulmão, deverá receber alimentos de sabor picante, tal que se tonifique, restabelecendo o ciclo de Dominância.

Tópicos ^

Considerações sobre MTC

A definição de quais órgãos estão em excesso ou em deficiência é obtida pelo terapeuta a partir da anamnese e diagnóstico estruturado na Teoria dos Cinco Elementos, lembrando que o desequilíbrio envolve diversos órgãos. Saiba mais em:
Anamnese na MTC: Ficha de avaliação
Anamnese na MTC: Inspeção

Um órgão na MTC tem um sentido mais amplo que na Medicina Ocidental. Por exemplo, na MTC a palavra pulmão é composta pelos órgãos do sistema respiratório, meridiano de energia do pulmão, pele, olfato e emoções relacionadas ao pulmão, como a tristeza, a angústia e o choro. Saiba mais em: Meridiano de Energia do Pulmão

Auriculoterapia

Tópicos ^

Quer estudar sobre Os Cinco Sabores?

O ITIO oferece noções sobre os Cinco Sabores da MTC nos cursos:

Pós-graduação em Acupuntura
Pós-graduação em Massoterapia Oriental
Curso Técnico de Massoterapia

Escolha o seu curso e venha estudar no ITIO

Tópicos ^

Sabores e Fitoterapia Chinesa

Na formulação de Fitoterápicos Chineses são considerados os Sabores.

Por exemplo, o fitoterápico Gui Pi Tang, que é indicado para estresse, insônia e para acalmar a Mente, para quem tem deficiência de Coração e Baço, tem na sua composição Fructus Ziziphi, classificado com sabores neutro e doce, que tonificam o Baço.

E para tonificar o Coração, o Gui Pi Tang abriga em sua composição Radix Auckandiae Mu Xiang, que tem sabor amargo.

Considere, que o parágrafo acima é apenas uma citação ao Gui Pi Tang, pois o fitoterápico em questão tem mais indicações e outros 10 componentes.

Tópicos ^

Saiba mais sobre Os Cinco Sabores da MTC

A Dietoterapia Chinesa é rica em orientações que promovem equilíbrio objetivando a Saúde, bem-estar e Recuperação do indivíduo. É estruturada sob princípios de Medicina Tradicional Chinesa (MTC), como: Energia Qi, Yin Yang, Zang Fu e Cinco Elementos.

Sichieri, R. Recomendações de Alimentação e Nutrição Saudável para a População Brasileira. Artigo disponível no Sistema Scielo da USP.

Maria Rita Hurpia

Maria Rita Hurpia

Maria Rita Hurpia é acupunturista, especialista em marketing digital, astróloga e escritora no Instituto de Terapia Integrada e Oriental (ITIO).

Tópicos ^

Next Post Previous Post