ITIO

Os Cinco Sabores da MTC

Os Sabores na Medicina Tradicional Chinesa são conceitos arraigados na Cultura da China. E esses conhecimentos são mais que ferramentas de diagnóstico e de tratamento objetivando: são um modo de vida para manutenção do Bem-estar, além de tratamentos de doenças.

Relação órgãos e alimentação

Azedo, amargo, doce, picante e salgado compõem os Cinco Sabores da MTC (Medicina Tradicional Chinesa). Por isso, Órgãos Zang Fu estão relacionados à Alimentação. Estas associações com os Órgãos e Vísceras, seguem a Teoria dos Cinco Elementos, e, por isso, deve-se ingerir alimentos de todos os grupos objetivando o equilíbrio, a saúde ou o tratamento de doenças.

Lista dos Órgãos (Yin) e Vísceras (Yang)

Poder dos órgãos

Como mar de convergência da nutrição, o estômago exerce um papel bastante importante na MTC: pois recebe os alimentos, participa do processo digestivo, e, após digeridos, dirigem-se ao órgão que os preferem.

O sabor ácido vai para o Fígado, o amargo entra primeiro no Coração, o doce encaminha-se para o Baço, o picante vai para o Pulmão e o salgado para os Rins. Assim, o recebimento de cada sabor tonifica seu órgão associado, o qual, quando alimentado de forma saudável, mantêm o equilíbrio e a saúde do indivíduo.

Esse equilíbrio se estabelece com a circulação de Energia entre os diversos órgãos Yin e Yang, segundo a Lei da Geração e a Lei da Dominância. Porém, quando um sabor é ingerido em excesso ou em pouca quantidade, provoca desequilíbrio, o qual é patológico e regido pela relação de Contra Dominância.

Respeitando as leis de Geração e de Dominância, seguem as contraindicações entre o órgão em desequilíbrio e o sabor contraindicados:

  • Fígado: não ingerir alimentos picantes.
  • Coração: não ingerir alimentos salgados.
  • Baço: não ingerir alimentos ácidos.
  • Rim: não ingerir doces.
  • Pulmão: não ingerir alimentos amargos.

Além de associados aos órgãos, os sabores também se relacionam aos alimentos, como: cereais, frutas, carne de animais e entre outros, os quais devem ser ingeridos para o fortalecimento de órgãos enfraquecidos.Curso EAD de Dietoterapia Chinesa

Curso EAD de Alimentos e Dietoterapia segundo a MTC

No Curso EAD de Alimentos e Dietoterapia Chinesa do ITIO é estudado:

  • Teoria dos Cinco Elementos,
  • Princípio Yin Yang,
  • Síndromes da MTC e
  • Teoria Zang Fu.

Pois, com esse conhecimento, a pessoa poderá fazer diagnósticos segundo a MTC e buscar a melhora das doenças com Dietoterapia Chinesa.

Os sabores e os alimentos

  • Picantes: milho, hortelã, alecrim, pimenta, gengibre, alho, cravo e canela.
  • Salgados: soja, castanhas, sementes de abóbora e girassol, algas, aveia e sal.
  • Ácidos: gergelim, ameixa, pimenta, carambola, qualhada, vinagre e conservas.
  • Doces: arroz, carne bovina, abóbora, amêndoa, inhame, feijão e mamão.
  • Amargos: trigo, café, cacau, rúcula, carqueja, chá verde e alho-porró.Auriculoterapia

A partir da relação entre sabores, alimentos e órgãos, pode-se concluir que, para fortalecer ou tonificar um órgão, deve-se consumir alimentos associados. Por exemplo, para tonificar o Baço, deve-se consumir preferencialmente arroz, abóbora, carne bovina, amêndoas e inhame.

Contudo, quando o órgão estiver em excesso, como resultado de uma relação de Contra Dominância, o órgão “avô” – que está enfraquecido – deverá receber o sabor que o tonifica, objetivando seu equilíbrio com o “neto”. Por exemplo: com o Fígado em excesso, seu “avô”, Pulmão, deverá receber alimentos de sabor picante, tal que se tonifique, restabelecendo o ciclo de Dominância.

Considerações:

  • A definição de quais órgãos estão em excesso ou em deficiência é obtida pelo terapeuta a partir do diagnóstico estruturado na Teoria dos Cinco Elementos, lembrando que o desequilíbrio envolve diversos órgãos.
  • Um órgão na MTC têm um sentido mais amplo que na Medicina Ocidental. Por exemplo, na MTC a palavra Pulmão é composta pelos órgãos do sistema respiratório, meridianos de energia do Pulmão, pele, olfato e emoções relacionadas, como a tristeza, a angústia e o choro.

Auriculoterapia

Quer estudar sobre Os Cinco Sabores?

O ITIO oferece noções sobre os Cinco Sabores da MTC nos cursos:

Escolha o seu curso e venha estudar no ITIO

Sabores e a Fitoterapia Chinesa

Na formulação de Fitoterápicos Chineses são considerados os Sabores.

Por exemplo, o fitoterápico Gui Pi Tang, que é indicado para estresse, insônia e para acalmar a Mente, para quem tem deficiência de Coração e Baço, tem na sua composição Fructus Ziziphi, classificado com sabores neutro e doce, que tonifica o Baço. E para tonificar o Coração, o Gui Pi Tang abriga em sua composição Radix Aucklandiae Mu Xiang, que tem sabor amargo.

Considere, que o parágrafo acima é apenas uma citação ao Gui Pi Tang, pois, o fitoterápico em questão tem mais indicações e outros 10 componentes.

Saiba mais sobre Os Cinco Sabores da MTC

Sichieri, R. Recomendações de Alimentação e Nutrição Saudável para a População Brasileira. Artigo disponível no Sistema Scielo da USP.

Maria Rita Hurpia

Maria Rita Hurpia

Maria Rita Hurpia é acupunturista, especialista em marketing digital, astróloga e escritora no Instituto de Terapia Integrada e Oriental (ITIO).