Escrito por Maria Rita Hurpia da Rocha
Pele, humor e intestino grosso, qual a relação deles na Medicina Tradicional Chinesa (MTC)? Sabia que a Teoria Zang Fu é um dos pilares da MTC?
Pele, Humor e Intestino Grosso
A Teoria Zang Fu da MTC relaciona a pele e o humor com as funções do canal de energia do Intestino Grosso (IG), também chamado de Dachang. Por isso, a alimentação saudável e equilibrada melhora a aparência de nossa pele e até as nossas relações interpessoais.
Meridiano do Intestino Grosso
O meridiano do Intestino Grosso na acupuntura é bilateral e tem 20 pontos de cada lado.
Dentre suas funções, está a recepção do quilo (produto da digestão do Intestino Delgado) e sua transformação em fezes, com a ajuda de bactérias intestinais. Também é responsável pela absorção de água e de sais minerais, assim como pela produção de vitamina K e de algumas vitaminas do complexo B.
Os nutrientes absorvidos seguem para o sangue; e o restante é excretado pelo suor, fezes e urina.
Técnicas da MTC que promovem Saúde, como Acupuntura e Massagem Oriental são utilizadas para equilibar as funções do Intestino Grosso do indivíduo.
Saúde da Pele
Como a pele é formada com 70% de água, íons de sódio, potássio, magnésio e cloro, além de proteínas, então fica evidente a necessidade do bom funcionamento do Intestino Grosso para a eficiente manutenção da saúde da pele. Para saber mais sobre a alimentação equilibrada, então leia o artigo Dietoterapia Chinesa.
Entretanto, para que se tenha água e íons a serem absorvidos pouco antes da excreção, então é necessário que estes nutrientes tenham sido consumidos durante as diversas refeições.
Frutas, verduras, cereais e alimentos proteicos são fontes de água e íons, e precursores da boa saúde da pele.
Absorção pelo Intestino Grosso
Lembrando que a água é absorvida pela parede intestinal durante o trânsito do bolo fecal pelo Intestino Grosso. Então, se este caminho for lento, muita água será absorvida, resultando em constipação intestinal.
Para que este trânsito permita a absorção da água sem provocar constipação, o bolo fecal deverá conter fibras, pois aumentam o seu volume e estimulam o peristaltismo do tubo digestivo, permitindo uma velocidade ótima para a absorção dos nutrientes e a excreção fecal na densidade adequada ao corpo.
Meridiano do Pulmão
Esta estreita relação entre Intestino Grosso e pele é intermediada pelo Meridiano do Pulmão (P), pois ambos: IG e P - pertencem ao elemento Metal e o Pulmão de manifesta na pele. /mtc/meridiano-do-pulmao-fei
Portando, essa forte associação entre estes meridianos também implica na troca de Qi, portanto, um fortalece o outro, resultando em harmonia. Em acupuntura, frequentemente usamos pontos do IG para tratar questões associadas ao Pulmão. Por exemplo: agulhar os pontos IG20 e B12, trata-se bronquite aguda.
Apego
Mas, e o bom humor? Segundo a MTC, o Dachang está associado ao apego. Intestino preso significa dificuldade em se desfazer tanto de objetos materiais, como de ideias e pensamentos que povoam nossa mente.
Não podemos guardar tudo, nem guardar nada. Guardar na medida certa, para se nutrir, sem engordar, para se ter ideias realizáveis, sem mágoas.
O físico e o mental-emocional caminham juntos. Assim, o guardar na medida certa, deixa as pessoas de bom humor. E para acalmar a mente, tonificar e circular o Qi, os pontos IG4 e IG11 são frequentemente usados.
Funções do Intestino Grosso na MTC
Academicamente, as funções do Intestino Grosso na MTC são separadas, como a seguir:
- controla a passagem e a condução do bolo fecal
- transforma as fezes reabsorvendo fluídos
- equilibra os desapegos material e mental
- quando o Intestino Grosso está em desequilíbrio, sonha-se com campos
- possui estreita relação com o Pulmão.
Estudando Meridianos de Energia
O Instituto de Terapia Integrada e Oriental (ITIO) oferece disciplinas que sobre MTC e Meridianos nos cursos:
Fontes
1. - Notas de Aulas.
2. - Maciocia G. Os Fundamentos da Medicina Chinesa: Um texto abrangente para acupunturistas e fitoterapeutas. 1ª ed. São Paulo: Roca, 1996.
3. - Martins EIS, García EG. Pontos de Acupuntura: Guia ilustrado de referência. São Paulo: Ed. Roca; 2003.
4. - Junqueira & Carneiro. Histologia Básica. 9° ed. Editora Guanabara Koogan.
5. - Princípios de Medicina Interna do Imperador Amarelo. Ícone Editora; 2013.
6. - Kurebayashi, L. F. S. Disponível em Acupuntura: benefícios e breve histórico.