ITIO

Rinite - Medicina Ocidental e MTC

Esta matéria sobre rinite traça um paralelo entre as visões da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e da Medicina Ocidental (MO).

Rinite e Acupuntura

Este texto foi baseado em trabalho de alunos do Curso Técnico de Acupuntura do Instituto de Terapia Integrada Oriental - ITIO. Hoje, o Instituto mantém a Pós-graduação em Acupuntura para graduados na área da saúde.

Rinite - Medicina Ocidental e MTC - ponto IG20AA rinite é uma inflamação crônica ou aguda da mucosa nasal, a qual pode ser causada por bactérias, vírus e mais frequentemente por alergias.

Como resposta ao aumento da reação inflamatória, as rinites viral e bacteriana produzem uma exuberante secreção catarral, durante os estágios agudos iniciais. Na MTC os agressores externos são chamados de fatores patogênicos perversos ou vento ou calor perverso.

Rinite Alérgica

A rinite alérgica é deflagrada por reações de hipersensibilidade a algum alérgenos, como pólen, ácaro, poeira, perfume etc. Pessoas com tendência alérgica têm excesso de anticorpos IgE, então quando em contato com o fator alérgico há uma reação exacerbada, causando acentuado edema da mucosa, rubor e secreção mucosa.

Yang do Fígado

Com o uso da acupuntura, para combater as diversas rinites, seda-se o excesso de yang do Meridiano do Fígado (Gan), pois, quando em excesso, então se defende de forma exacerbada.

Pós-graduação em Acupuntura ITIO

Meridianos de Acupuntura

Essa drenagem do yang do Gan acalma a crise. Na MTC a caracterização da rinite é evidenciada pelo desequilíbrio na circulação do energia (Qi) e sangue (Xue) mediados pelos meridianos:

Pulmão (Fei),
➣ Fígado (Gan) e
Rim (Shen).

Tratando Rinite com Acupuntura

Essa tendência alérgica é dada pelo Qi ancestral, ou seja, tem fator hereditário.

Rinite - Medicina Ocidental e MTC - ponto IG20AQuando as células de defesa chegam ao tecido alvo, muitas se rompem liberando substâncias como histamina e enzimas lisossômicas. Elas provocam dilatação e rompimento dos vasos sanguíneos causando anafilaxia, urticária, rinite alérgica e asma.

Na MTC, o rompimento dos canais por onde o sangue passa (Xue Mai) denota a deficiência das funções dos meridianos:

Baço (Pi) e
Coração (Xin).

O Pi é responsável pela integridade do Xue Mai e o Xin, pelo fluxo de Qi e Xue.

Além disto, a rinite alérgica pode causar mais problemas:

tosse, causada pela respiração bucal,
otites (inflamação dos ouvidos),
sinusites (inflamação dos seios faciais) e
roncos (pelo entupimento do nariz).

Estes desconfortos, fazem com que o paciente tenha noites mal dormidas, colocando em risco o seu bem-estar.

Técnicas da acupuntura permitem que estes sintomas sejam amenizados com:

supressão da ascendência do Qi,
tonificação do Qi ancestral,
➣ regulação do Qi do Fei e
➣ dispersão do vento e do calor perverso.

As imagens no corpo do texto mostram o terapeuta aplicando as agulhas nos sulcos nasolabiais, pontos Intestino Grosso 20 - IG20. A aplicação nesses pontos dispersa o Calor Perverso e reduz a febre. Sua aplicação é indicada para rinite, tanto aguda como crônica.

Saiba mais

➣ Leia artigo Qi e meridianos da MTC.
➣ Tradicional Chinese Medicine World Foundation. What is TCM?

Maria Rita Hurpia

Maria Rita Hurpia

Maria Rita Hurpia é acupunturista, astróloga e escritora no Instituto de Terapia Integrada e Oriental (ITIO).